A História da Paralisia Agitante

historia doenca de parkinson 01(1)A doença de Parkinson é uma condição conhecida desde a antiguidade. Ela é referida na Ayurveda com o nome de Kampavata. Na literatura médica ocidental foi descrita por Galeno como Paralisia Agitante em 175 d.C.

Em 1817 um detalhado ensaio foi publicado em Londres pelo Dr. James Parkinson. A publicação foi intitulada “Um Ensaio sobre a Paralisia Agitante“.

Esse ensaio estabeleceu a Doença de Parkinson como uma condição médica e foi baseado em seis casos em que ele observou em sua prática e em suas caminhadas pelas redondezas.

A publicação tinha como objetivo encorajar outros pesquisadores a estudar a doença, os sintoma da doença de Parkinson são progressivos e degenerativos e são mais frequentes em indivíduos idosos.

Aprenda mais sobre → O que é o Parkinson?

A Substância Negra

substancia negra mal de parkinson

Está estabelecido que se deve a uma deficiência de dopamina nos núcleos da base, mas o porquê de isso ocorrer continua uma incógnita.

Foi em 1960 que as diferenças químicas nos cérebros dos pacientes parkinsonianos foram identificadas.

O baixo nível de dopamina é causado por uma degeneração das células de uma região do cérebro chamada de substantia nigra. Isto levou a descoberta da primeira droga para o tratamento da doença.

Em 1960 a droga Levodopa foi administrada pela primeira vez para tratar os sintomas e se tornou o “padrão ouro” no tratamento. Desde então as pesquisas continuam progredindo com rapidez.

Apesar do fato de ainda não haver uma cura, os sintomas agora podem ser controlados e reduzidos em sua severidade, excetuando-se naqueles paciente com parkinsonismo atípico.

Leia → Aprenda Rapidamente os Sinais e Sintomas do Mal de Parkinson

A busca pela cura do Mal de Parkinson

A Parkinson’s Disease Foundation foi fundada na América em 1957 para auxiliar os doentes e conseguir recursos para pesquisas.

michael j fox foundation for ParkinsonUma adição notável foi a The Michael J Fox Foundation, que leva o nome de um famoso ator americano.

Michael J. Fox recentemente veio a público dizer que a missão da fundação é ajudar no desenvolvimento de exames que consigam diagnosticar a doença em seus estágios iniciais e principalmente achar uma cura para a Doença de Parkinson ainda nesta década.

Desde o início de suas atividades no ano de 2000 até agora ela arrecadou mais de 90 milhões de dólares.

O avanço na etiologia e no tratamento da doença vem ganhando fôlego, e a tão aguardada cura da Doença de Parkinson está cada vez menos distante.

A História da Paralisia Agitante
4.76 (95.2%) 25 votos